top of page

Quando Focar e Quando Abranger

Identificação de Público-Alvo por Segmento deve ou não ser feito para definir o marketing do seu negócio?

No mundo do marketing e da publicidade, a identificação do público-alvo é uma prática essencial para o sucesso das campanhas. Ela permite direcionar esforços e recursos para as pessoas mais propensas a se interessar por um produto ou serviço. No entanto, existem momentos em que essa identificação precisa ser flexível, abrindo espaço para campanhas mais amplas e surpreendentes. Um exemplo notável disso é o Dia das Crianças.

Segmentação e Foco: A Chave para Campanhas Eficazes

A identificação de público-alvo por segmento é uma estratégia consolidada no marketing moderno. Isso envolve a análise detalhada de características demográficas, psicográficas e comportamentais dos consumidores para criar campanhas específicas que ressoem com um grupo específico de pessoas. Isso é fundamental para otimizar o retorno sobre o investimento em publicidade.

No entanto, há momentos em que essa abordagem estritamente segmentada pode não ser a melhor escolha.

Exceções e Campanhas Específicas: O Caso do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é um exemplo clássico de uma ocasião em que a identificação de público-alvo pode ser menos precisa do que o habitual. Tradicionalmente, associamos essa data às crianças e, portanto, direcionamos nossas campanhas para atrair os pequenos consumidores. No entanto, há uma reviravolta interessante aqui.

As crianças crescem e, ao longo de sua jornada, desenvolvem uma afinidade com marcas e produtos que estiveram presentes em suas vidas durante a infância. Isso significa que, mesmo que as crianças não sejam o público-alvo principal de uma campanha, elas podem ser influenciadas positivamente por ela. As empresas que conseguem criar uma identidade visual forte e memorável podem colher os frutos dessa estratégia de longo prazo, quando essas crianças se tornarem adultos consumidores.

A Magia das Experiências Compartilhadas

Outro fator a considerar é que o Dia das Crianças é frequentemente um evento familiar. Pais e mães estão envolvidos na celebração e, às vezes, também se tornam alvos indiretos de campanhas. E quem pode resistir ao encanto das brincadeiras de crianças, itens de brinde que se dizem infantil, como bexicas, bolinhas de gudo, bolas, entre outros brindes personalizados que remeta a esse dia, afinal as bexigas

Portanto, oferecer bexigas de um modo geral pode ser uma estratégia inteligente. Elas são um símbolo universal de celebração e alegria, atraindo não apenas crianças, mas também adultos que desejam criar momentos especiais para seus filhos. A marca que consegue proporcionar essas experiências compartilhadas tem a oportunidade de conquistar corações e mentes, garantindo a fidelidade do cliente a longo prazo.

Conclusão: Flexibilidade na Identificação de Público-Alvo

A identificação de público-alvo é uma ferramenta poderosa no arsenal do marketing, mas não deve ser aplicada de forma rígida e inflexível. O Dia das Crianças nos lembra que, em algumas ocasiões, é necessário abrir espaço para exceções e campanhas mais abrangentes. Uma identidade visual forte e a criação de experiências compartilhadas podem cativar públicos que você nem imaginava alcançar. Portanto, ao planejar suas próximas campanhas, mantenha a flexibilidade em mente e esteja aberto a oportunidades inesperadas.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page